O premiado pianista homenageia Chopin no concerto que apresenta no Teatro Sesi
|
Foto: Beti Niemeyer |
Um dos mais conceituados concertistas do País, Miguel Proença é a atração da semana de inauguração do Teatro SESI. Há seis anos em cartaz com o projeto Piano Brasil, o pianista estará em Goiânia domingo (31/10) para uma apresentação do concerto em Homenagem a Chopin, às 20 horas, no Teatro SESI. A turnê do artista, que já atingiu mais de 100 cidades de todas as regiões do País, tem o patrocínio do SESI, Randon e CEEE, e apoio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.
Mais bem sucedida e longa temporada de música erudita em cartaz no País, o Piano Brasil tem público estimado em milhares de espectadores em cidades que dificilmente receberiam concertos desse nível. Resultado da coletânea Piano Brasil, o projeto inaugurou o selo Biscoito Clássico da Gravadora Biscoito Fino e é considerado Patrimônio da Música Brasileira pela Unesco. Pela turnê, Miguel Proença conquistou diversos prêmios, entre eles o Destaque Empresarial do Sul 2006, concedido pela Revista Destaque Gaúcho, o Prêmio Líderes e Vencedores da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Prêmio Cidadão Integração em 2008, da Câmara de Vereadores de Porto Alegre e Joaquim Felizardo em 2007, concedido pela Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre/RS.
Doutor em Música pela Escola Superior de Música de Hannover, Miguel Proença integra o corpo docente do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Premiado em diversos concursos e detentor do 1º Troféu Negrinho do Pastoreio, oferecido pela Associação Municipalista do Rio Grande do Sul, em 2001, e o de melhor pianista de 1989 e 1999 concedido pela Associação dos Críticos de Arte de São Paulo. O pianista foi jurado dos mais importantes concursos internacionais de música como o Gina Bachauer, realizado em Salt Lake City (EUA), Piano Word Master (Paris), Senigaglia (Itália), José Iturby (Espanha), 5th International Tchaikovsky Competition, em Tóquio, e muitos outros.
Gaúcho de Quaraí (RS) e radicado no Rio de Janeiro, Miguel Proença atuou como solista de consagradas orquestras. Como camerista, tocou com Salvatore Accardo, Jean-Pierre Rampal, Leonard Rose, Paul Tortelier, Arto Noras, Janos Starker. Gravou CDs Sonatas de Schubert e Chopin pelo Selo Vox Classics, da Alemanha, e o CD Brazilian Impressions, pelo Selo M.A.Music International. Apresentou-se nas mais requintadas salas de concertos da Europa, Ásia e América Latina. Pelo conjunto de sua obra, o pianista foi recentemente indicado para fazer parte da Wall of Fame da Steainway & Sons, a mais importante fábrica de pianos do mundo.
Ex-diretor da Sala Cecília Meireles e da Escola de Música Villa-Lobos, Proença foi também secretário de Cultura do Rio de Janeiro.
REPERTÓRIO
Piano Brasil VI
F. Chopin Polonaise Fantaisie em lá bemol maior Op. 61
(1810-1849)
Duas Valsas
- Grande Valsa Op. 42 em lá bemol maior
- Valsa em mi menor Op. póstuma
Fantaisie Op. 49 em fá menor
INTERVALO
F. Chopin Vinte e Quatro Prelúdios Op. 28
(1810-1849)
Serviço
Concerto: Piano Brasil com Miguel Proença
Data: Domingo (31/10)
Hora: 20 horas
Local: Teatro SESI (Av. João Leite, nº 1.013, Setor Santa Genoveva, ao lado do Clube Antônio Ferreira Pacheco)
Entrada franca. Os bônus, que dão direito a no máximo 2 convites, podem ser trocados na bilheteria do teatro até 30 minutos antes do espetáculo ou no Centro de Atividades do Palácio da Indústria, na Av. Anhanguera, esq. c/ Tocantins, Centro.
Contatos: Delphos Produções/ Cintia Pereira
Telefones: (21) 3385-4507 e (21) 7714-6870