sexta-feira, 29 de abril de 2011

Plateia em formação

Balé Sesiminas
Teatro é arte, e arte é vida, é  agente transformador,  que amplia horizontes, desperta a curiosidade e o interesse pelo belo. O espaço teatral é democrático, pois  recebe pessoas de todas as idades e classes sociais,  aguça o espírito crítico, rompe as barreiras da ignorância, do  preconceito e da exclusão. Além de levar em conta todos  os quesitos básicos do fazer artístico, o Teatro Sesi do Centro Cultural Paulo Afonso Ferreira, inaugurado no dia 27 de outubro de 2010, nasceu com o  objetivo de ampliar as ações de arte e cultura promovidas pelo Serviço Social da Indústria, entre eles os Festivais de Música e Dança, Arte e Criatividade, direcionados aos industriários e à comunidade.
Nestes seis meses de funcionamento, o Teatro Sesi tem investido na formação de platéia, apostando nas produções populares para atrair  espectadores.  Todas as manifestações artísticas estão sendo contemplados desde as artes plásticas à música sertaneja. Nomes importantes como a Orquestra de Câmara Goyazes,  Quasar Cia. de Dança, Balé do Estado de Goiás e a Cia. de Dança Sesiminas, Toni Garrido e Zeca Baleiro, Zé Renato & Renato Braz, Almir Pessoa, Alex Terra & Adriano,  Juquinha e Célia Valadão, Ivan Lima e Os Inoxidáveis  e muitos outros já ocuparam o palco do teatro.


Terça no Teatro
A plateia é fundamental para o artista, porque funciona como um termômetro para o espetáculo. Está provado que é observando, analisando, questionando, que as pessoas aprendem  a apreciar o fazer artístico, a comportar-se  dentro de uma sala de espetáculos, avaliar o que é bom e o que é ruim, descobrir autores e criadores e identificar os diferentes gêneros da arte. Uma das propostas mais importantes para a formação de plateia, a Terça no Teatro oferece uma ampla programação sempre às terças-feiras, às 19h30, com entrada franca.
Aberta no dia 12 de abril, com o Grupo Alma Brasileira – Clube do Choro, o projeto terá como próximas  atrações o Auto da Paixão de Cristo (19 e 20/04), o Ronda Grupo de Dança e Teatro, de Santa Catarina (25 e 26/04), o espetáculo Lendas Indígenas & Afrobrasileiras (10/05), e as Orquestras Sinfônica de Goiânia (17/05)  e dos Violeiros (31/05).  Escolas e grupos organizados deverão confirmar presença antecipadamente pelos e-mails: callefi.sesi@sistemafieg.org.br ou ortega.sesi@sistemafieg.org.br.       

Com a diversificada programação oferecida ao público a preços populares ou entrada franca, o Teatro Sesi  quer conquistar um público cada vez maior, pois sem plateia a arte não sobrevive.  

Confira a programação de maio:
07/05, 21h – Amor I Love You, Teatro Zabriskie
10/05, 19h30 – Lendas Indígenas e Afrobrasileiras, Vagner Rosafa e André Campelo
12/05, 21h – Show Sílvia Marchetti
14/05, 21h – Puro Brasileiro, Cia. Teatral Martim Cererê
15/05, 17h  – Chiquinha, a Fofoqueira, Teatro Zabriskie
17/05, 19h30 – Orquestra Sinfônica de Goiânia, maestro Joaquim Jayme
24,25 e 26/05 -  20h30 – II Goiânia Ópera Festival - UFG
28/05, 20h – Voar, Marcos Fayad
31/05, 19h30  – Orquestra de Violeiros,  maestro Geraldo Pereira  
      

     


Nenhum comentário:

Postar um comentário