quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Música e teatro reabrem programação do Teatro Sesi em 2012

Juraíldes da Cruz
Sándor Mester
Após encerrar a temporada 2011 com o elogiado Concerto de Natal, do Coro e Orquestra Sinfônica de Goiânia, sob a regência do maestro Joaquim Jayme, o Teatro Sesi entra em recesso. No dia 17 de janeiro, às 20 horas, a programação será retomada com show do cantor Juraíldes da Cruz, um dos grandes nomes da música de Goiás, dentro do projeto Terça no Teatro. Juraíldes ganhou dezenas de prêmios em festivais com suas próprias composições como Nóis é Jeca Mais É Joia, Quem Ama Perdoa, Dodói, Se Correr o Bicho Pega, Araguaia e muitas outras.   


O programa terá continuidade com os recitais do violonista húngaro Sándor Mester, em turnê no Brasil, no dia 24 de janeiro, e do jovem pianista Allan Grando, de São Paulo, no dia 31 de janeiro, às 20 horas. Músicas clássicas de autores consagrados compõem o programa dos dois artistas.  A entrada franca será franca.

Lições de Motim
 A programação de fevereiro também já está definida. Diversificado, o programa apresenta música e teatro. No dia 7 de fevereiro, o violonista Reinaldo Reis, de Anápolis, faz recital às 20 horas, com participação especial da cantora, atriz e acrobata Débora di Sá. Músicas do CD Estrada de Corda vai compor o repertório. No dia 14 de fevereiro, será a vez do grupo de chorinho Descendo a Madeira ocupar o palco do teatro para interpretar grandes sucessos do gênero.



Considerado o melhor espetáculo de 2011, Lições de Motim, da Cia. Anthropos Cia. de Arte, de Constantino Isidoro, retorna ao Teatro Sesi para uma apresentação no dia 28 de fevereiro, às 20 horas. Escrita por Hugo Zorzetti, a peça narra a história de uma velha senhora que é roubada pelo mesmo ladrão durante 10 anos. Sem acreditar mais na justiça, ela quer fazer justiça com as próprias mãos.   

Teatro Sesi mobiliza cultura goiana



Com apenas um ano de funcionamento,  o Teatro Sesi do Centro Cultural Paulo Afonso Ferreira movimentou a cena cultural em Goiânia em 2011, apresentando uma programação diversificada, contínua e de alto nível, com nomes de destaque da música e do teatro. De fevereiro a dezembro, 106 espetáculos estiveram em cartaz, com enorme movimentação de público de todos os níveis sociais.
 Muitos atores e grupos de teatro e dança de Goiânia tiveram o privilégio de estrear suas produções no palco do Teatro Sesi, entre eles  a Anthropos Cia. de Arte (Lições de Motim), Cia. Teatral Martim Cererê (Puro Ouro Brasileiro e A Realidade É Doida Varrida), Quasar Jovem (Pomar e Por Si Mesmo), Ser Tão Grande (Grupo Arte & Fatos),  Cláudia Vieira (Lado B, Lado Blue), Chico Aafa (Sertana Cantares), Maria Eugênia, Pádua, grupo Com a Corda Toda e muitas outras.
O Teatro Sesi abrigou  também a Mostra de Cenas Curtas do Galpão Cine Horto e o próprio Grupo Galpão, de Belo Horizonte, considerado um dos melhores do País, que apresentou em dezembro a peça Tio Vânia, além de espetáculos do Festival Internacional de Artes Cênicas Goiânia em Cena (Raça Cia. de Dança e É Com Esse Que Eu Vou).  Cantores consagrados como  Zeca Baleiro,  Toni Garrido, Wagner Tiso, Francis Hime, Cia. dos Pés, Cida Mendes, os pianistas Ricardo Castro, Paulo Brasil e Eudóxia de Barros, Lúcia Veríssimo e Cláudio Lins, Marcus Biancardini, Cia. de Balé Sesi Minas, Prêmio Marcantonio Vilaça e muitos outros fizeram parte da extensa programação anual.
Parceira de primeira hora do Teatro Sesi, a Orquestra Sinfônica de Goiânia, sob a regência do maestro Joaquim Jaime, apresentou 11 concertos com programas diferentes, levando enormes plateias ao espaço. O sucesso das concorridas apresentações da Orquestra culminou com o Concerto de Natal. Músicas natalinas tradicionais ganharam arranjos criativos e originais do regente Paulo Rowlands, do Coro Sinfônico de Goiânia.                 

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Violeiro Roberto Corrêa no Teatro Sesi



"A música é o tipo de arte mais perfeita: nunca revela o seu último segredo".
                                             (Oscar Wilde)