terça-feira, 26 de outubro de 2010

Exposição da escultora Maria Guilhermina

Natureza em paz
Carinho de mãe, escultura em esteatita 
A escultora  Maria Guilhermina é a primeira artista convidada para expor no espaço   destinado às artes plásticas, misto de foyer e galeria, do Teatro SESI, que será inaugurado no dia 27 de outubro, às 20 horas,  com uma ampla programação comandada pela Orquestra de Câmara Goyazes, sob a regência do maestro Eliseu Ferreira. O vernissage  será realizado simultaneamente à solenidade de abertura do teatro, criado com o propósito de fomentar a indústria cultural do Estado,  incentivar o gosto pelo fazer artístico e formar plateia.
Há 37 anos,  Maria Guilhermina reside  ao lado da área aonde o teatro foi construído  no Setor Santa Genoveva. É também  uma das responsáveis pelo projeto Arte Criatividade, promovido pelo SESI de dois em dois anos . Nome respeitado da arte brasileira no exterior, a artista retorna ao circuito de exposições de Goiânia depois de 10 anos. Durante esse tempo, dedicou-se às mostras fora do País, como Japão, Portugal e França. Guilhermina tem  forte ligação com a  França, país que escolheu para fazer os cursos de mestrado e doutorado em Escultura. Em setembro deste ano,  expôs suas obras em mais uma individual em Paris.
Parte das obras exibidas na  França  estarão expostas  no foyer do Teatro SESI até o dia 30 de novembro. Guilhermina selecionou 24 peças em pau brasil e esteatita em tamanhos diversos, inspiradas nas formas da natureza.  Duas esculturas , uma em jatobá e outra em pau brasil, têm dois metros de altura. Com mãos habilidosas, Guilhermina  traça linhas e curvas perfeitas e elegantes  dando  à pedra bruta e à madeira nobre que atiçou a cobiça dos colonizadores as formas dos pássaros e das corujas, das folhas e vegetais,   das curvas suaves  dos  seios maternos,  que   remetem ao aconchego, ao colo materno,  ao carinho de mãe, ao nascimento do filho e do amor filial. Em outras, perpetua o voo e o movimento das aves em alegres revoadas    
Ateliê na mata
Trata-se de um tema recorrente na obra da artista, que desde 1973 preserva uma área verde de mata nativa nas proximidades do Clube Antônio Ferreira Pacheco .  Na tranqüilidade do lugar, tem tempo de  sobra para observa os troncos das árvores,  ouvir o canto alegre da passarada em liberdade, sentir o cheio das folhas molhadas pela chuva.  Guilhermina tem paixão pela madeira, pela natureza, pela terra.  Os títulos das obras  demonstram essa forte identificação  com a temática ambiental: Carinho de Mãe, Seio Egípcio, Pássaro Altivo 1 e 2, Nascimento, Amor na Madrugada, Ensimesmado, Mãe Alimentando Filhote, Carinho, Jaburu, Coruja.
 Como bem diz o professor de Filosofia e crítico de arte francês, M. Claude Chaber, que bem conhece a obra da artista:. “Os pássaros de Maria Guilhermina são muito tranqüilos. Eles não devoram mais o espaço. Eles estão lá pousados, no esquecimento do voo que deveria levá-los. Lá, no silêncio e imobilidade que são o anúncio de seu repouso futuro. Uns graciosos e leves, frágeis, esticando o pescoço, erguendo em direção ao pássaro-pai, mãe ou amante, os dois dialogando: sonhos da terra e sonhos de repouso, livres, eles são pássaros da paz e da fecundidade”. 
 
  Exposição: Maria Guilhermina
  Vernissage: 20 horas
  Local: Foyer do Teatro Sesi (Av. João Leite, nº 1.013, Setor Santa Genoveva, ao lado do Clube    Antônio Ferreira Pacheco)
 Visitação:  Até 30 de novembro
 Entrada franca
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário