terça-feira, 12 de julho de 2011

Junho no Teatro Sesi

Contação de história
Priscila Camargo

Nos anos 1980/1990, houve uma febre de contação de história como forma de incentivar e estimular a leitura nas escolas. Os professores lançaram mão da nova ferramenta pedagógica e utilizaram o recurso para valer. Surgiram muitos grupos de contação de histórias, e alguns ainda se mantêm.
A atriz Priscila Camargo encontrou na contação de história uma excelente forma de mostrar o seu trabalho. Com talento e criatividade, a atriz paulista, radicada no Rio de Janeiro, tem lotado as salas de teatro com espetáculos interessantes como Histórias da Mãe África e Contos da Terra dos Mil Povos, que apresentou no Teatro Sesi.
Desta vez, Priscila contemplou as etnias formadoras do povo brasileiro para contar suas histórias. Extraiu lendas tradicionais dos índios, dos negros e dos portugueses para contar. Ótima narradora, a atriz ilustra as histórias com um cenário original recheado de objetos cênicos, muitas alegorias relacionadas a cada povo, um figurino colorido inspirado na cultura popular e uma iluminação  inspirada.  
A música  tocada ao vivo pontua todo o espetáculo, dando o clima de mistério, de surpresa, alegria e tristeza da história. O resultado de tudo isso é um espetáculo envolvente,  bem distante do didatismo da sala de aula.       
 
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário