terça-feira, 2 de novembro de 2010

Palhaços musicais do Udigrudi



Foto: Marcelo Dischinger

Mais recente criação do Circo Teatro Udigrudi, de Brasília, Ovo estréia no Teatro SESI quinta-feira (04/11), às 21 horas. Dirigida por Leo Sykes,  a produção segue a mesma linha de pesquisa das peças anteriores da companhia que alia linguagem cômica grotesca, excentricidade musical, clown e material reciclado como instrumentos musicais. Ovo, segundo o diretor, é indicado para o público adulto, mas as crianças adoram.

A reciclagem é o fio condutor do espetáculo sobre a história de três palhaços músicos  (Luciano Porto, Marcelo Beré e Márcio Vieira), que vivem rodeados de lixo por todos os lados. Meio urubus ou seres baratas, eles extraem do lixo tudo o que necessitam para construir suas casas, roupas, amigos  e até animais. A pobreza é tanta que até um cachorro feito de garrafas velhas pode se transformar em cachorro quente.

Nas mãos dos palhaços inventores tudo se transforma. O trio  constroem com os objetos mais inusitados, como canos de PVC, latas enferrujadas, arames esticados, garrafas de plástico, os instrumentos musicais extraindo deles os sons mais incríveis. Todas as cenas envolvem reciclagem. Cenografia, figurinos, objetos cênicos e instrumentos musicais são retirados do lixo.  “A pobreza material dos palhaços é sua riqueza criativa”, diz Sykes.

Criado há  23 anos, da união de três grupos de teatro e circo de Brasília, o Udigrudi chama tanto a atenção com a originalidade do seu trabalho, que já fez turnês  em nove países da Ásia, Europa e América do Sul, e praticamente todos os estados brasileiros.
Em 1989, ganhou o prêmio da Concorrência Fiat com a peça A Menina dos Olhos, dirigido por Hugo Rodas. Em 1991, recebeu três prêmios APAC-DF. O Prêmio Aluízio Barata foi conquistado em 1996 com O Colar de Contos, e no ano seguinte a produção Hex Gram, Histórias do Velho e do Mundo, de Luciano Porto, foi considerado o melhor espetáculo pelo jornal Correio Braziliense. . Em 2002, o Udigrudi participou do programa Concerts Familiars, organizado pela Fundacío La Caixa, na Catalunha (Espanha).

O Circo Teatro Udigrudi é patrocinado pela Petrobras/MinC.

Serviço
Espetáculo: Ovo
Direção: Leo Sykes
Elenco: Luciano Porto, Marcelo Beré e Márcio Vieira
Data: Quinta, sexta e sábado (4 a 6/11), às 21 horas e domingo (07/11), às 20h
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) à venda no CAT Goiânia – Palácio da Indústria, à Av. Anhanguera, esq. c/ Tocantins, Centro. Informações: 4002-6213 e na bilheteria do teatro  (Av. João Leite, nº 1.013, Setor Santa Genoveva).

Contatos c/ Valbene Bezerra
Telefone: 3219-1307

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário