terça-feira, 16 de novembro de 2010

Zezé Motta comemora 40 anos de carreira no Teatro Sesi

Atriz de cinema e TV, cantora consagrada e personalidade atuante em programas comunitários, Zezé Motta comemora 40 anos de carreira com o show A Primavera Se Despede, que vai apresentar sexta-feira e sábado, às 21 horas, no Teatro Sesi.  Músicas de compositores consagrados como Luiz Melodia, Caetano Veloso, Gilberto Gil e até Ary Barroso e Assis Valente integram o repertório da artista, que selecionou hits marcantes como  Rita Baiana, Dores de Amores, Magrelinha, Senhora Liberdade, Chega de Saudade, Consolação para cantar em Goiânia.
Zezé Motta
Zezé Motta iniciou a carreira artística como intérprete nos anos 1970. Mas, foi no teatro que chamou a atenção para si. Sua prova de fogo no palco ocorreu na peça Roda Viva, de Chico Buarque de Holanda, em 1968, em plena    ditadura militar.  Produção do Teatro Oficina, dirigida por José Celso Martinez Correa, a peça foi proibida pela censura, e entrou para a história, assim como Zezé, que em 1978  protagonizaria o filme Xica da Silva, tornando-se uma atriz premiada de fama  internacional.  
Nos últimos 40 anos, ela integrou o elenco de diversos filmes, entre eles Rainha Diaba, Tieta do Agreste, Anjos da Noite e o mais recente Xuxa e o Fantástico Mistério da Feiurinha e de dezenas de novelas: Sinhá Moça,  Floribella, O Beijo do Vampiro, Porto dos Milagres e minisséries como Chiquinha Gonzaga e Cinquentinha.  Contratada da TV Record, Zezé prepara-se para a próxima novela da emissora, que deverá estrear em 2011.   
Como cantora, Zezé apresentou-se, a convite do Ministério das Relações Exteriores do Brasil em Hannover (Alemanha), Carnegie Hall (New York),  França, Venezuela, México, Chile, Argentina, Angola e Portugal. Com  voz forte e afinada, Zezé gravou seu primeiro disco em 1978.  Outros sete discos vieram a seguir com hits como  Dores de Amores e Magrelinha ( Luiz Melodia), Trocando em Miúdos (Chico Buarque/Francis Hime), Prazer Zezé (Rita Lee/Roberto de Carvalho), Crioula (Moraes Moreira) e Senhora Liberdade (Wilson Moreira/Nei Lopes). 
Fluminense de Campos, Zezé Motta mudou-se com a família para Rio de Janeiro quando tinha dois anos. Estudante de colégio interno, foi bolsista do curso de teatro do Tablado, onde  estudou a convite da diretora e dramaturga Maria Clara Machado. Em 1967, já atuava profissionalmente como atriz nos palcos do Rio.
Igualdade racial
Além do cinema, do teatro e da música, Zezé Motta é uma das fundadoras e presidente de honra do Cidan – Centro Brasileiro de Informações e Documentação do Artista Negro, criado em 1984.  É também diretora social da Sociedade Brasileira de Administração e Proteção de Direitos Intelectuais e superintendente da Secretaria Estadual de  Igualdade Racial do Estado do Rio de Janeiro, atua em programas comunitários e no estímulo à ampliação do mercado de trabalho para os atores negros.  
O show da artista em Goiânia coincide com as comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra.

Serviço
Show: Zezé Motta
Data: Sexta e sábado, às 21 horas
Local: Teatro Sesi ( Av. João Leite, nº 1.013, Setor Santa Genoveva – ao lado do Clube Antônio Ferreira Pacheco)
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Estudantes, idosos acima de 65 anos e portadores da carteira social do Sesi pagam meia entrada, à venda no Palácio da Indústria – Av. Anhanguera, esq. c/ Tocantins, Centro e na bilheteria do teatro. Informações: 400-6213. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário